Ericson Telles Saint Clair

Ericson Saint Clair é Professor do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) e do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é vice-coordenador do curso de Produção Cultural da UFF/Rio das Ostras.Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Mestre em Comunicação pela UFF. Suas pesquisas enfatizam as relações entre ética, cultura, corpo, tecnologia e subjetividade. É autor de “Gabriel Tarde e a Comunicação: por um contágio da diferença” (Multifoco, 2012) e “Para além de Black Mirror: estilhaços distópicos do presente”, com Maria Cristina Franco Ferraz (N-1, 2020). Em 2022, desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado “Micropolíticas zen: práticas de descolonização da subjetividade”, sob a supervisão da Profa. Dra. Suely Rolnik, no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.Atualmente, desenvolve a pesquisa “Imagem, Tecnologia e Verdade: a produção discursiva midiática em torno da Inteligência Artificial”, com financiamento Chamada Universal CNPq/MCTI N 10/2023 – Faixa A – Grupos Emergentes.

Projeto de Pesquisa atual: Imagem, Tecnologia e Verdade: a produção discursiva midiática em torno da Inteligência Artificial
Descrição: O projeto pretende investigar as relações entre imagem, tecnologia e verdade a partir de uma análise crítica dos discursos midiáticos acerca das imagens produzidas por Inteligência Artificial (IA). Os recentes avanços da tecnociência na produção de imagens por IA têm suscitado um recrudescimento intenso da produção discursiva midiática, da imprensa às redes sociais. As intrincadas relações entre imagem e verdade ? tema tradicionalmente caro aos estudos de Comunicação ? adquirem novos e instigantes desdobramentos na contemporaneidade, cabendo, portanto, avaliar suas repercussões éticas, políticas e epistemológicas. A hipótese principal a ser verificada consiste na aposta de que os discursos midiáticos reforçam estereótipos relativos aos limites entre verdade e ficção, valendo-se ainda de tons maniqueístas (adesistas ou apocalípticos). O projeto opera com uma metodologia que conjuga três estratégias. A primeira delas visa a acompanhar a produção discursiva da imprensa a respeito das imagens geradas por IA em dois jornais de grande circulação (O Globo e Folha de São Paulo). A segunda estratégia metodológica tem como foco os discursos das redes sociais (notadamente o Twitter). Simultaneamente à pesquisa empírica, será realizada revisão bibliográfica acerca da tríade imagem, verdade e tecnologia, tanto em obras de referência como, principalmente, na pujante produção intelectual atualmente disponível. O projeto visa, assim, a contribuir para uma maior qualificação dos termos do debate concernente ao desafio imposto pelas tecnologias de produção de imagem por Inteligência Artificial nas sociedades contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

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