André Magri Ribeiro de Melo

Sou filho de Marinez e José. Nasci na cidade de Assu, no Rio Grande do Norte, mas logo fui levado para o Porto, zona rural de Ipanguaçu, onde vivi por quase 20 anos, às margens da Lagoa da Ponta Grande. Aos 15 anos, comecei a dar aulas particulares para crianças e adolescentes. Aos 17, me tornei professor na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, no assentamento Tabuleiro Alto. Na educação básica, trabalhei principalmente como professor do ensino fundamental, mas também ocupei cargos técnico-pedagógicos e coordenei as políticas públicas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas na rede municipal de ensino de Ipanguaçu, de 2012 a 2015.

Minhas primeiras experiências de pesquisa foram no ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – câmpus Ipanguaçu, quando participei de um projeto sobre ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas municipais da região. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – câmpus Assu, cursei a licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e fui bolsista PIBID e PIBIC em projetos sobre literatura potiguar no ensino médio. No IFRN, também me especializei em Literatura e Ensino, com pesquisa sobre as relações entre literatura, letramento racial e educação.

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursei o mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – com uma pesquisa sobre as experiências de leitura literária de jovens potiguares a partir de suas narrativas autobiográficas – e o doutorado em Estudos Literários, no qual investiguei a literatura de cordel contemporânea brasileira publicada entre 1990 e 2020 com base nos poemas, nas suas materialidades e nos discursos institucionais e especializados.

Atualmente, sou professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (Produção Cultural/Rio das Ostras/IHS), da área de Metodologias de Pesquisa em Arte e Cultura. Já lecionei as disciplinas “Teorias das Culturas” e “Teorias do Contemporâneo”, mas pretendo ofertar outras ligadas à literatura, à escrita acadêmica, à educação, às culturas populares e às relações entre gênero, raça, sexualidade e território nas artes e culturas. De modo geral, meus interesses de estudo concentram-se nos temas: crítica da colonialidade, culturas do escrito, história da leitura e dos leitores, educação literária, literatura brasileira contemporânea, políticas públicas de leitura e escrita, formação docente e metodologias de pesquisa pós-críticas.

Coorganizei os livros Leitura + Neurociências: uma experiência inovadora de alfabetização (EDUFRN, 2017) e Poéticas do devir-mulher: ensaios sobre escritoras brasileiras (Letramento, 2019). Participo, hoje, da equipe de pesquisa do projeto “Mapeamento crítico da literatura brasileira contemporânea”, coordenado pela Profa. Regina Dalcastagnè (UnB/CNPq).

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